"Ter um pincel específico para o objetivo em questão confere precisão e, portanto, mais facilidade e segurança, sobretudo para quem não tem prática para se maquiar sem ajuda", completa o especialista.
Para a maquiadora Jackie Melo, do Studio W Iguatemi, em São Paulo, não é necessário ter dezenas deles. "Para a maquiagem básica, feita em casa, bastam os tipos indicados para os traços mais feitos pela pessoa."Os maquiadores alertam ainda para a mistura de tons. "Vale a pena ter dois pincéis para sombra, por exemplo. Um para as cores escuras e outro para as claras. Se misturar, o resultado pode ser diferente do esperado", orienta Jackie.
Confira a seguir uma seleção dos pincéis indicados para os traços e produtos mais importantes em um make completo. E cheque se falta algum na sua nécessaire.
Fino - As cerdas juntas e a ponta fina garantem precisão no momento de  delinear os lábios com batom. Essa é a principal função deste pincel, que evita  o risco de borrões.
Leque - Este pincel em formato de leque e que se assemelha a uma  vassourinha é indicado para retirar excessos de produtos em pó, como resíduos de  sombra, sem estragar o make. Pode ser usado ainda para uma leve aplicação de  cor, como um pó iluminador.
 Chanfrado - O pincel chanfrado é indicado para executar traços delicados,  como esfumaçar os olhos. "Também é ótimo para cobrir a sobrancelha com sombra  marrom, pois escurece apenas o fundo, conferindo um efeito natural", diz Vanini.
Chanfrado - O pincel chanfrado é indicado para executar traços delicados,  como esfumaçar os olhos. "Também é ótimo para cobrir a sobrancelha com sombra  marrom, pois escurece apenas o fundo, conferindo um efeito natural", diz Vanini. Duplo - De função dupla, é importante em qualquer nécessaire. A parte  similar a um pente é para pentear as sobrancelhas, já as cerdas de escova  separam os cílios após a aplicação de máscara preta, que costuma grudá-los.
Duplo - De função dupla, é importante em qualquer nécessaire. A parte  similar a um pente é para pentear as sobrancelhas, já as cerdas de escova  separam os cílios após a aplicação de máscara preta, que costuma grudá-los. Brocha - Em forma espessa e circular, lembra uma brocha. É ideal para  a aplicação de pó compacto. "Nada de usar esponja, que sobrecarrega a pele de  produto. O pincel fofo dá um acabamento refinado e natural", explica Vanini.
Brocha - Em forma espessa e circular, lembra uma brocha. É ideal para  a aplicação de pó compacto. "Nada de usar esponja, que sobrecarrega a pele de  produto. O pincel fofo dá um acabamento refinado e natural", explica Vanini. Pintura - Com as cerdas largas e firmes, como um pincel de pintura, este  tipo é indicado para aplicação de base, pois dá precisão na aplicação e não  deixa o produto concentrar-se muito em uma única área ou escorrer para outra.
Pintura - Com as cerdas largas e firmes, como um pincel de pintura, este  tipo é indicado para aplicação de base, pois dá precisão na aplicação e não  deixa o produto concentrar-se muito em uma única área ou escorrer para outra. Arredondado - Arredondado, fofo e menor que o pincel para pó, este  tipo é ideal para blush. "O pincel para aplicar blush também deve ser grande e  com forma circular. Afinal, a ideia não é marcar a maçã do rosto, mas aplicar  uma cor de efeito natural, impossível com um pincel pequeno" explica Vanini.
Arredondado - Arredondado, fofo e menor que o pincel para pó, este  tipo é ideal para blush. "O pincel para aplicar blush também deve ser grande e  com forma circular. Afinal, a ideia não é marcar a maçã do rosto, mas aplicar  uma cor de efeito natural, impossível com um pincel pequeno" explica Vanini.   Curto - Com espessura fina e firme e cerdas curtas, este pincel é ideal  para a aplicação de produtos à base de emolientes, como base e corretivos. É  indicado para traços delicados, para cobrir imperfeições, por exemplo.
Curto - Com espessura fina e firme e cerdas curtas, este pincel é ideal  para a aplicação de produtos à base de emolientes, como base e corretivos. É  indicado para traços delicados, para cobrir imperfeições, por exemplo. Esponjinha - Este pincel tradicional, cuja ponta tem uma pequena  esponjinha, é para aplicar sombra e marcar o côncavo. Vale ter pelo menos dois,  um para cores escuras e outro para os tons claros.
Esponjinha - Este pincel tradicional, cuja ponta tem uma pequena  esponjinha, é para aplicar sombra e marcar o côncavo. Vale ter pelo menos dois,  um para cores escuras e outro para os tons claros. Bicolor - O pincel grande e gordo tem cerdas pretas e tradicionais. As  pontas são brancas, em fibra óptica, portanto mais finas. Tem a função de tirar  excesso após a aplicação de produtos em pó, como blush. Pelas mesmas  características é perfeito para aplicar iluminador.
Bicolor - O pincel grande e gordo tem cerdas pretas e tradicionais. As  pontas são brancas, em fibra óptica, portanto mais finas. Tem a função de tirar  excesso após a aplicação de produtos em pó, como blush. Pelas mesmas  características é perfeito para aplicar iluminador.As cerdas dos pincéis acumulam impurezas e resíduos de produtos. Para não prejudicar a pele ou o resultado final do make, lave-as pelo menos uma vez por mês, indica a maquiadora Jackie Melo. "Aplique xampu neutro na palma da mão. Molhe as cerdas e passe-as no xampu em movimentos circulares. Lave e aplique um condicionador. Em seguida, enxágue bem."
E nada de secador. "Deixe-os secando naturalmente sobre uma toalha seca", ensina a maquiadora. "Se for guardá-los em casa, coloque-os em potinhos com as cerdas para cima. Na nécessaire, deixe-os protegidos por um plástico, geralmente os que já vem como proteção na embalagem. Assim, as cerdas não amassam", conclui.


 








































